Como construir um Cronograma de Limpeza da Casa

Nas aulas anteriores aprendeu sobre todos os produtos e utensílios que precisa para fazer a limpeza da casa, assim como o que é preciso limpar em cada divisão e como o fazer. Nesta aula quero ensinar-lhe a fazer o seu Cronograma de Limpeza. Uma ferramenta que vai permitir definir quando quer que as diferentes tarefas de limpeza da sua casa sejam feitas. 

Para muitas pessoas, ter uma casa limpa e arrumada é algo difícil. Por diversas razões. Podem não gostar de limpar a casa, ter pouca disponibilidade para o fazer ou ter simplesmente dificuldade em organizar-se. E o certo é que no nosso dia-a-dia, torna-se por vezes difícil conciliar a vida familiar e profissional, com o cuidado da casa. E se para muita gente, a limpeza da casa não é uma prioridade em comparação com outras tarefas, o certo é que é fundamental, nem que seja pela nossa saúde física e mental, viver um espaço que esteja minimamente limpo e arrumado.

Vamos ser realistas, ter uma casa arrumada e limpa requer organização, planeamento e disciplina, por isso, se tem tido dificuldades em organizar a sua rotina de limpeza e arrumação da casa, esta aula é perfeita para si. Vai conseguir finalmente perceber como pode planear e organizar o seu tempo para realizar as tarefas da casa, de forma a que se sinta finalmente satisfeita e em paz em relação a este tema.

Nesta aula vai aprender a criar uma rotina de limpeza para a sua casa. Seja realista na hora de criar o seu cronograma e adapte-o às suas rotinas e tempo disponível, assim como às suas limitações. 

O objetivo de criar o cronograma é ajudar a planear da melhor forma a sua rotina de limpeza, sem que para isso perca a sua sanidade mental, nem abdique do seu tempo em família. Fazer este exercício, vai poupar-lhe tempo e vai ajudar a manter a sua casa limpa e em ordem por mais tempo.

E não se desanime se não conseguir acertar no seu cronograma ideal à primeira, o mais provável é que tenha de experimentar vários até encontrar o ideal. E por falar em desanimar, como tudo na vida, este Cronograma é uma ajuda para que se possa organizar, mas por vezes acontecem imprevistos que nos baralham os planos, por isso um dos conselhos que dou sempre é que tenha a flexibilidade para alterar os planos quando situações destas acontecem, sem ficar frustrada por isso.