Centro de comando ou command center

Historicamente este termo está associado a termos militares ou de guerra, pois seria o local (normalmente uma sala, conhecida por “War Room”) onde todas as informações estariam centralizadas e com essas informações, decisões militares tomadas. 

Na prática, o Centro de Comando permite reunir uma série de informações importantes para gerir ou tomar decisões, sejam elas em contexto de guerra, empresarial, de eventos ou mesmo na gestão da casa. Faz sentido para si?

Neste último caso, que é o que nos interessa, o Centro de Comando é um lugar da casa onde são colocadas uma série de informações, com o propósito de organizar e coordenar a logística familiar. Não difere muito da gestão militar, pois na prática, também acaba por ter de coordenar as tropas da sua casa. Mas comparações ou semelhanças à parte, o Centro de Comando pode ser uma ferramenta muito útil para a gestão de tudo o que se passa na sua casa, em especial se existem várias agendas que coordenar.

Digo-lhe já que não existem dois Centros de Comando iguais porque a grande vantagem e magia deste método ou ferramenta de organização é que é completamente personalizável, ou seja, adapta-se às necessidades e rotinas de cada família. E como não existem duas iguais, também não existem dois Centros iguais.

Nesta aula vou falar-lhe dos benefícios de ter um Centro de Comando em sua casa e como pode construí-lo. Mais uma vez, e como qualquer outra ferramenta, é importante que tenha em consideração que ela só funciona se der resposta a necessidades específicas e se for utilizada. De nada vai servir montar o seu Centro e deixá-lo trabalhar sozinho, pois como vai perceber no ponto seguinte, o Centro de Comando é suposto ser algo “vivo”, em constante atualização e utilização. Mas, como tudo o que falo aqui no Curso, nada como experimentar para ver se gosta e se funciona para si. Certo?

No caso de já usar esta ferramenta em sua casa, esta pode ser a oportunidade de validar se o que já construiu faz sentido e fazer uma revisão geral. Não deixe de ler até ao fim, pois pode retirar algumas ideias interessantes para melhorar ou adaptar o que já construiu!