A diferença entre Arrumar e Organizar

Vamos começar pelo princípio e falar de algo que suscita muitas dúvidas. Aliás, como organizadora profissional, fico um pouco perturbada quando vejo artigos nas redes sociais ou peças na televisão onde usam o termo arrumar como se estivessem a falar de organização ou organizar, quando não estamos a falar da mesma coisa.

Confusa? É natural. Mas não se preocupe, depois desta aula vai ficar a perceber a diferença entre organizar e arrumar. 

Li ou ouvi algures que é fácil ter uma casa arrumada, e muito mais difícil a ter organizada. Na verdade faz todo o sentido. Um exemplo: quando vai ter visitas costuma guardar coisas nos armários para que a sua sala tenha aquele aspeto mais bonito? Então está a arrumar. Está a eliminar temporariamente a desordem, colocando estes objetos num sítio qualquer. Longe da vista de todos. Não tem propriamente uma lógica e está muito focado em tornar o espaço agradável aos olhos.

Por outro lado, se o espaço estivesse organizado, não sentiria a necessidade de esconder nada. Porquê? Porque organizar é eliminar definitivamente a desordem. É trazer lógica e raciocínio para o espaço. É saber que aquele objeto tem um lugar específico. E que quando o terminou de usar, volta ao seu lugar. Faz sentido?

Então vamos lá colocar os pontos nos ii.

ARRUMARORGANIZAR
BonitoFuncional
AgradávelPrático
EstéticoRacional
InstintivoLógico
VariávelPermanente
ImpessoalPersonalizado

O que vamos fazer neste Curso é ORGANIZAR a sua casa e não ARRUMAR. Ou seja, vamos encontrar um local para cada coisa na sua casa, de forma racional e lógica, mas principalmente encontrar uma solução que seja funcional e prática para que funcione e simplifique as suas rotinas diárias, desta forma vamos conseguir que perdure no tempo.

Parece-lhe bem?